Um dos assuntos muito comentados atualmente e diariamente, vistos na televisão, na mídia em geral, são sobre os problemas atuais do mundo; poluição excessiva, fome e miséria por todo lado, violência e guerra, crueldades por toda parte. Olhamos as notícias mostrando esses acontecimentos e achamos um absurdo, mas, nunca paramos pra pensar o que podemos fazer para melhorar o mundo em que vivemos.
Essa mudança que tanto exigimos não irá acontecer se ficarmos parados, reclamando e indignados. Irá acontecer com atitudes, que mesmo pequenas, podem incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo. Desde uma pequena doação, até hábitos que se feitos diariamente já farão uma grande diferença. A ideia de transformar o mundo em que vivemos em um lugar mais agradável é bem simples, podemos conscientizar muitos sobre o pedido de ajuda, sendo assim, falar é fácil, o problema é colocar as ideias em prática, pois na teoria tudo fica mais fácil, na prática é onde você irá demonstrar o seu aprendizado, e também, é onde muitos desistem dessa ideia de "fazer um mundo melhor". Como dizia Mahatma Ghandi: "Devemos ser a mudança que queremos ver no mundo". Então, na próxima vez que estiver passando por algum problema ou achar algo que não lhe agrada, não abaixe a cabeça, não reclame, mas pense: "O que posso fazer para mudar isso?"Como nesta postagem vamos falar particularmente de pequenas, ou grandes atitudes para mudar o mundo, darei algumas opções, e não pense que sua pequena ajuda não irá mudar o mundo, pois como Madre Teresa de Calcutá disse uma vez: "Sei que meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ela, o oceano seria menor".
1- Conscientize-se sobre os seus gastos com a água. Enquanto estiver escovando os dentes, não deixe a água correr, desligue a torneira, e faça o mesmo quando estiver no banho e for passar shampoo e condicionador no cabelo, ou ainda quando estiver lavando a louça. Quanto mais pouparmos a água, mais resultados positivos teremos no futuro, pois sabemos, que com o consumo atual de água, um dia não nos restará quase nada.
2- Não economize apenas água, mas energia elétrica e alimentos. A quantidade de alimento que tem em nossas casas e que vão para o lixo poderiam alimentar muitas outras pessoas ao redor de todo o mundo. Uma maneira bem eficiente de evitar o desperdício de alimento é pelo consumo consciente: seja responsável na hora de adquirir produtos compre apenas o que considera realmente necessário.
3- Separar o lixo seco e orgânico. Mas por quê? Pois com isso é possível fazer a reciclagem do lixo cada vez mais rápida, além de facilitar muito o trabalho dos coletores. Por tanto, faça a seleção dos lixos na sua casa, estará ajudando não só o coletor, mas sim o meio ambiente, o planeta.
4- Seja voluntário em uma ONG, de qualquer assunto que conscientize as pessoas e que as mobilizem para quererem participar também. São várias ONGs ajudando na preservação do planeta e em outros inúmeros assuntos, só está faltando vontade vinda das pessoas a realmente se esforçarem para um mundo melhor. Desde uma pequena doação para uma instituição até o trabalho voluntário podem fazer uma grande diferença.
5- Viva de forma ecológica: invista em artigos de segunda mão sempre que possível, um ótimo exemplo que podemos usar é a clássica troca do automóvel movido a gasolina, pela bicicleta, que é totalmente ecológica, e para fazer essa mudança, só é preciso força de vontade.
Estes foram alguns exemplos de pequenos atos que se feitos sempre que possível, farão uma enorme diferença. Lembre-se que pequenos hábitos mudam o mundo, e durma com a seguinte pergunta na cabeça: O que eu fiz hoje para mudar o mundo? E não se esqueça de também conscientizar seus amigos, familiares, a fazerem o mesmo, quanto mais pessoas, mais contribuição social e, consequentemente, mais efeito sobre o mundo.
Por último, um vídeo de motivação:
Ótima postagem! Texto bem escrito com bom teor crítico e reflexivo. As ilustrações estão bem dispostas ao longo do texto. Beijos!
ResponderExcluir